sexta-feira, 15 de maio de 2009

O nosso caminho pedonal ou passeio ribeirinho

Grande obra, sim senhor, como costumam dizer os velhos do Restelo, "nunca pensei que fosse no meu tempo", á décadas anunciada, a ligação de Alhandra a Vila Franca de Xira (agora cidade), já aí está á largos meses.
Não há duvida que é gratificante ver so final do dia e durante todo o fim de semana as centenas de pessoas que se passeiam por esta via á beira Tejo plantada.
Tambem me assumo como um frequentador habitual desta via, e como tal, um dia destes, bati com o focinho na fábrica do arroz em Vila Franca e fiz meia volta, começo a olhar para o caminho de regresso e penso que:
Isto ainda são uns 3 quilometros até Alhandra, 6 de ida e volta, (não sou engenheiro mas sei fazer contas), e comecei a tremer só de pensar:
Épá, andam para aqui mais de uma carrada de pessoas, uns a pé, outros de bike (bicicleta), uns de pasteleira, outros de patins, alguns doidos até correm, se alguem cai aqui, por acidente, ou por trombose, sim porque vi por lá alguns que não estão livres disso, inclusivé o autor destas linhas, porra, como é que uma ambulancia chega aqui?
Bem, chegar até chega, mas depois dá-se o caso de ter de fazer a chamada inversão de marcha,se bem que os sitios para efectuar essa manobra sejam quase inexistentes, sempre se pode treinar uns quilometros de marcha atrás. será que os senhores autarcas pensaram nisso, certamente terão pensado, mas como não os tenho visto por lá, estamos descansados.
Peço desculpa, afinal vi por lá os ditos autarcas, até foi no dia da inauguração.
Por acaso o bombeiros de Alhandra já se lembraram disso, colocaram umas patrulhas de bicicleta com serviço de 1ºs socorros, até já os via a actuar.
Mas, e se for preciso evacuar alguem?
Estes autarcas pensam em tudo, evacua-se de barco, os bombeiros de Alhandra têm um barco equipado com maca.
Esperem! E se tiver a maré vazia?
Não faz diferença, o barco encosta nas pedras do patamar (acho que é assim que se chama), depois os rapazes andam apenas 10 metros com lodo pelo joelho, sobem as pedras, recolhem o acidentado, descem novamente as pedras, mais 10 metros pelo lodo, metem o acidentado no barco e seguem para o hospital mais próximo.
E já agora a próxima edição dos jogos sem fronteiras seria efctuada no caminho pedonal.